PS chumba audição de João Leão na AR sobre aeroporto. PSD acusa socialistas de "incoerência"
Pedro Nuno Santos será ouvido para esclarecer alegadas incompatibilidades, mas João Leão não vai prestar esclarecimentos sobre o aeroporto. "A quem é que não interessa a verdade?", questiona PSD.
Corpo do artigo
O PS chumbou a requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do PSD para audição de João Leão sobre "declarações relativas ao Aeroporto de Lisboa".
Os sociais-democratas queriam que o ex-ministro das Finanças explicasse porque tinha chumbado por seis vezes o aval para as obras no aeroporto de Lisboa, segundo o presidente da ANA.
Como justificação para o chumbo da audição, o PS argumentou que João Leão já não é ministro, resposta que não agradou ao vice-presidente da bancada do PSD, Paulo Rios de Oliveira.
"O ex-ministro João Leão era ministro das Finanças, reportava ao primeiro-ministro e estava no governo anterior. É acusado de ter bloqueado repetidamente as obras no aeroporto de Lisboa. O PSD, responsavelmente, pede "venham-nos esclarecer" e o PS diz "não há nada para esclarecer porque ele não é ministro". Isto não é argumento intelectual nem politicamente válido a nossa opinião, nós vamos continuar a insistir pelo apuramento da verdade."
TSF\audio\2022\10\noticias\12\paulo_rios_oliveira_1
O PSD pediu esta terça-feira a audição urgente do ex-ministro das Finanças João Leão na Assembleia da República para esclarecer "de quem é a responsabilidade" pelos atrasos na realização de obras no aeroporto da Portela, depois do Presidente do Conselho de Administração da ANA - Aeroportos de Portugal ter acusado acusa o ex-ministro das Finanças de ter rejeitado seis pedidos para avançar com obras de melhoria no aeroporto de Lisboa.
O deputado afirma que mais estranho ainda é a "incoerência" dos deputados socialistas, que quererem chamar à mesma comissão o ministro Pedro Nuno Santos para explicar as suas incompatibilidades em negócios com o Estado.
"Pior do que isto, e revelador da imensa, imensa, incoerência do PS em relação a esta matéria, é logo de seguida o próprio Partido Socialista, no momento seguinte, invocar notícias jornal para pedir à comissão que chame a prestar esclarecimentos o ministro Pedro Nuno Santos.
TSF\audio\2022\10\noticias\12\paulo_rios_oliveira_2
"Há aqui alguma coisa que não bate certo, quer a justificação para a não vinda do ex-ministro João Leão, quer a justificação para a vinda apressada do ministro Pedro Nuno Santos é revelador que o PS está num desnorte completo.
Pedro Nuno Santos vai ser ouvido na comissão de Economia já na próxima semana sobre os contratos públicos que a empresa do pai do fez com o Estado. O requerimento foi apresentado pela maioria absoluta do PS, que chumbou ainda um pedido do Chega para o mesmo efeito.
Os deputados do PS justificam a urgência da audição do ministro com o início do processo orçamental, que começa a 21 de outubro. Foi aprovada uma ronda adicional à audição já prevista do ministro, também por proposta dos socialistas.