Comentando a recusa de dois secretários de Estado em dar explicações ao Parlamento sobre esta questão, Carlos Zorrinho lembrou que havia «muitas perguntas» para os «principais agentes práticos deste processo».
Corpo do artigo
O PS lamentou que o Governo não dê explicações no Parlamento sobre a privatização da TAP, isto depois das recusas do secretário de Estado das Finanças e da secretária de Estado do Tesouro em se deslocar à Assembleia da República.
O líder parlamentar do PS disse ter ficado «surpreendido» com estas recusas, uma vez que os socialistas «tinham muitas perguntas para colocar amanhã aos dois principais agentes práticos deste processo».
Perante algumas notícias sobre esta privatização, Carlos Zorrinho lembrou que «estes dois agentes manifestam-se indisponíveis para estar na Comissão e dizem claramente que só estarão disponíveis depois do processo concluído».
Reagindo às acusações de populismo vindas do gabinete do primeiro-ministro, este dirigente socialista explicou que ser «populista era levantar suspeições inadequadas». «Quem está a levantar suspeições e não responder às questões dos portugueses é o Governo», frisou.
Por seu lado, o deputado Luís Menezes reforçou que as dúvidas levantadas pelo PS «são a todos os níveis lamentáveis e mostram a total falta de sentido de responsabilidade deste Partido Socialista».
«Mostram também o populismo e a demagogia sem limites a que o PS e o atual secretário-geral do PS lançaram o debate público sobre esta matéria», acrescentou este vice-presidente da bancada parlamentar do PSD.
Luís Menezes, que lembrou os «dois processos de privatização que não tiveram qualquer tipo de reclamação por parte de outros concorrentes», garantiu que os processos de privatização da TAP e da ANA irão «seguir o mesmo sentido».
Para este deputado do PSD, o encontro de Miguel Relvas com German Efromovich foi «normal», uma vez que, segundo a notícia do jornal Público, «houve um pedido de institucional do empresário para ser recebido por um membro do Governo».
«É normal e habitual que haja esses pedidos para serem recebidos de forma institucional por vários membros do Governo. Gostava de saber se o senhor Efromovich foi também recebido por outros membros do Governo e não apenas pelo ministros Miguel Relvas», explicou.