PS não gostou do que viu na Madeira, PAN aconselha-o a preocupar-se com "cumprir o que prometeu"
O debate na Assembleia da República subiu de tom entre Inês Sousa Real e o PS.
Corpo do artigo
Na Assembleia da República, o debate aqueceu entre o PS e o PAN quando se discutiam os resultados das eleições da Madeira. O PS acusa o PAN de ter cedido facilmente, já Inês Sousa Real mostra confiança no acordo e aconselha os socialistas a preocuparem-se com o que aprovam no Orçamento do Estado.
O PSD continua a cantar vitória depois das eleições na Madeira, apesar de não ter alcançado a maioria absoluta, o que obrigou Miguel Albuquerque a um acordo com o PAN. Sem referir que a maioria absoluta fugiu aos social-democratas, a deputada Sara Madruga da Costa lembrou que a região "continua pintada de laranja", após 47 anos de PSD no poder.
Inês Sousa Real, que se tornou numa das protagonistas do debate, mostrou confiança no acordo assinado com o PSD Madeira, embora deixe o aviso: "O PAN cá estará para tirar as consequências políticas dos incumprimentos."
TSF\audio\2023\09\noticias\27\francisco_nascimento_madeira_ar
"Estamos plenamente convictos que o nosso acordo, assim como os princípios e valores, vão ser cumpridos. Vamos ter um cluster ambiental do século XXI", garantiu.
O debate já subia de tom, com muitos apartes do Chega e do PS, e a socialista Marta Freitas, eleita pelo círculo eleitoral da Madeira, acusou o PAN de ter cedido "facilmente" aos interesses de Miguel Albuquerque.
"Quem mordeu o anzol foi o PAN. Não foi preciso muito. Logo se esqueceram das grandes bandeiras", referindo vários projetos a que o PAN, alegadamente, "não se opõe".
Ora, Inês Sousa Real pediu a palavra, para a defesa da honra, respondendo de dedo em riste à bancada da maioria absoluta. "O PAN realizou um acordo no qual ficou bem expresso que a floresta da Laurissilva vai ser protegida, como vai ser reavaliado o projeto da Estrada das Ginjas", atirou.
A porta-voz do PAN aconselhou o PS a "estar mais preocupado" em "cumprir a palavra que também deu ao PAN e a outras forças políticas durante a discussão do Orçamento do Estado", acusando o Governo de "não cumprir com o que tem aprovado".
O PSD aproveitou a crítica de Inês Sousa Real, em total oposição ao Governo, definindo o PS "como o campeão em promessas e falta de cumprimento da palavra". A deputada Sara Madruga da Costa entende que, com o acordo com o PAN, "há condições para que a legislatura na Madeira vá até ao fim".
A coligação PSD/CDS-PP elegeu 23 deputados em 47, seguindo-se o PS, com 11, o Juntos Pelo Povo (JPP), com cinco eleitos, e o Chega, com quatro. PCP/PEV, Iniciativa Liberal, PAN e Bloco de Esquerda também conseguiram representação parlamentar, todos com um eleito.