O debate, no Parlamento, decorre a pedido do PCP, na véspera do conselho de ministros.
Corpo do artigo
O PSD apresentou um pacote para resolver os problemas na habitação 48 horas antes de o Governo se reunir em Conselho de Ministro para debater o tema. Os socialistas dizem que Montenegro "está a fazer prova de vida" para "mostrar que pode fazer oposição.
O debate sobre "proteção da habitação", na Assembleia da República, decorre na véspera da reunião do Governo e já depois de o PSD ter apresentado cerca de 40 propostas. O deputado socialista Hugo Carvalho acusa o PSD de querer "regressar ao passado".
15842388
"Isto quer dizer uma coisa: não são medidas que o PSD entende que são importantes para agora. Acontecem porque o PSD tem de mostrar uma prova de vida, para demonstrar que pode fazer oposição em Portugal", disse, lembrando que foi o Governo a anunciar, em janeiro, que iria dedicar um conselho de ministros à questão da habitação.
Já o deputado do PSD António Prôa, de entre as 40 propostas que o partido coloca em cima da mesa, destaca "a aceleração dos licenciamentos para a construção nova e reabilitação", assim como "a disponibilização de imóveis devolutos".
O debate foi pedido pelo PCP, que apresenta um projeto de lei para "proteger habitação e evitar incumprimentos". Entre as propostas, os comunistas defendem que "a subida das taxas Euribor tenha como primeira consequência a redução das margens de lucro dos bancos".
PCP questiona socialistas: "Do que é que estão à espera para uma coisinha de esquerda?"
Quanto a propostas para o problema na habitação, os socialistas remetem qualquer esclarecimento para o conselho de ministros promovido por António Costa, desta quinta-feira, mas o PCP, pela voz de Duarte Alves, deixa um questão ao Governo.
"Do que é que estão à espera para fazerem uma coisinha de esquerda?", perguntou, pedindo "coragem política para enfrentar os grandes interesses".
Já Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, mesmo antes de conhecer as medidas que vão ser colocadas em cima da mesa pelo Governo, acusa os socialistas de "nada fazerem".
"Sabemos que é preciso proteger habitação. O problema é que o Governo não faz e o PS, claramente, também não deixa fazer", acrescentou.
Da direita, críticas para as propostas da esquerda, com a Iniciativa Liberal, pelo deputado Carlos Guimarães Pinto, a acusar o PCP de rejeitar o desenvolvimento económico e utilizar "um martelo" para prejudicar os empresários.
O Chega lembra que os problemas na habitação não são novos, e a esquerda "nada fez durante a geringonça".
15844261
Notícia atualizada às 17h54