O líder parlamentar do PSD acusou o PS de alimentar um tabu sobre a possibilidade de apresentar uma moção de censura e apelou ao PS para que se assuma como «oposição construtiva».
Corpo do artigo
«É hoje notório que há um tabu dentro do PS relativamente à possibilidade de apresentação de uma moção de censura e de, com isso, trazer instabilidade política ao país. Cremos que é um caminho irresponsável e perigoso do PS», declarou Luís Montenegro na Assembleia da República.
De acordo com o líder parlamentar do PSD, o PS tem feito nos últimos dias «uma radicalização do discurso», anda «em posturas de campanha eleitoral», e «numa voragem de querer recuperar o poder a todo o custo», dispõe-se a «provocar uma crise política».
«Nós temos, de forma muito paciente, dado várias oportunidades ao PS de, na Assembleia da República, colaborar, participar nos trabalhos de uma Comissão Eventual para a Reforma do Estado, poder apresentar alternativas políticas. Nós não temos esticado a corda, por assim dizer», acrescentou.
O líder parlamentar do PSD referiu que Portugal está a meio do «programa de assistência financeira», que o Presidente da República tem pedido uma «consensualização de posições» entre responsáveis políticos.
«Nós estamos a fazer um desafio ao PS para que se assuma no país com uma postura de verdadeira oposição construtiva», acrescentou.
«Andar a brincar com o tabu de uma moção de censura, se é agora ou se é daqui a bocadinho, não é uma postura correta para um partido que quer ser um partido alternativo do Governo e que tem uma grande responsabilidade, não só relativamente ao futuro e ao presente, mas sobretudo em relação ao passado que nos trouxe até aqui», reforçou.