A chamada do ex-ministro Vítor Gaspar à comissão parlamentar de inquérito aos contratos swap surgiu no dia em que Teixeira dos Santos reiterou que foi passada informação sobre esta questão ao novo Governo.
Corpo do artigo
O PSD quer ouvir com a maior brevidade possível o ex-ministro Vítor Gaspar a propósito da passagem de informação entre o anterior Governo e o atual Executivo sobre os contratos swap.
No dia em que Teixeira dos Santos está a ser ouvido na Comissão de Inquérito aos contratos swap, o deputado Adão Silva aludiu a uma carta do chefe de gabinete de Vítor Gaspar que garantia que esta passagem de informação não tinha sido feita.
«Logo na altura, Teixeira dos Santos reagiu dizendo que isso é mentira e agora, de alguma maneira, com palavras mais moderadas, pondo a coisa num aspeto positivo, falava numa questão de respeito mútuo», acrescentou.
Nesta comissão parlamentar, o antecessor de Vítor Gaspar no Ministério das Finanças voltou a dizer que não percebe como o atual Governo ignorou esta questão durante dois anos, quando houve uma conversa sobre a questão na passagem de pastas.
«Querer aqui arranjar um bode expiatório pode parecer fácil, mas não pega, porque nem isso se consegue arranjar. Foram tomadas iniciativas para documentar a nova equipa com informação necessária e essa informação foi prestada em julho de 2011», explicou.
Teixeira dos Santos referiu que, mesmo com esta informação, o novo Governo apenas fez alguma coisa em setembro ou outubro de 2012, ou seja, apenas mais de um ano depois.