Partido entregou requerimento na Assembleia da República para que seja feito "envio muito urgente e em momento anterior à audição" do ministro da Defesa na sexta-feira. A TSF já pediu acesso desde a semana passada e não obteve qualquer resposta do gabinete de Gomes Cravinho.
Corpo do artigo
O PSD deu entrada de um requerimento na Assembleia da República a pedir uma "cópia" dos pareceres jurídicos que terão estado na base da não comunicação ao Presidente da República das denúncias ou de qualquer investigação em curso sobre o alegado envolvimento de militares e ex-militares portugueses destacados na República Centro Africana numa rede de tráfico de diamantes, ouro e estupefacientes.
Lembrando que foi o próprio Marcelo Rebelo de Sousa quem falou no assunto, o requerimento a que TSF teve acesso nota que "o Ministro da Defesa terá justificado que, com base em pareceres jurídicos, tinha sido entendido que não devia haver comunicação a outros órgãos".
14322772
Ora, com a ida ao parlamento de Gomes Cravinho na próxima sexta-feira, o PSD alega que "por respeito aos princípios da transparência na gestão pública", o partido solicita o "envio muito urgente e em momento anterior à audição do Senhor Ministro da Defesa Nacional sobre esta matéria, agendada para a próxima sexta-feira, da cópia dos referidos pareceres jurídicos que estiveram na base da decisão de não comunicação".
Este é, de resto, um pedido que já foi feito e reiterado logo na semana passada pela TSF, juntamente com outras questões, às quais o gabinete do ministro não respondeu. Aliás, o próprio governante, à margem de uma iniciativa pública, foi questionado e ignorou a questão dos pareceres jurídicos.