PSD vai criar "grupo interno" para estudar conclusões da Comissão Técnica sobre novo aeroporto
O líder social-democrata garantiu que tomará a decisão "logo no início" do próximo Governo, se o liderar.
Corpo do artigo
O presidente do PSD, Luís Montenegro, anunciou que o partido vai constituir, ainda esta terça-feira, um "grupo interno" para analisar a avaliação Comissão Técnica Interdependente. Esse grupo interno estará à disposição da estrutura social-democrata, do Governo e do Partido Socialista para poder "interagir e criar condições", longe do debate da campanha eleitoral, com o objetivo de "consensualizar um caminho" e facilitar a tomada de decisão final ao próximo Governo.
"Não fora a intervenção do PSD e do seu presidente para se definir uma metodologia e nós não tínhamos visto uma avaliação técnica independente sobre as várias hipóteses de localização chegar ao final. Foi por incompetência pura do PS e do Governo que ainda está em funções que ainda não se tomou essa decisão. O PSD esteve ao lado do país. Se não tivéssemos definido a metodologia não havia relatório hoje. Podem fazer os comentários que quiserem, tentar adulterar a verdade, mas hoje o país vai estar em condições de definir a localização do novo aeroporto porque o PSD interveio e estou à vontade para, no primeiro dia do meu mandato, tomar essa decisão", recordou Montenegro.
No entanto, Montenegro defende que não é tempo de "lançar palpites sobre a localização", mas sim aprofundar o "conteúdo técnico" com "espaço e disponibilidade" para, depois, se tomar uma decisão quando houver um novo Governo.
Depois de analisados os benefícios para a economia, exequibilidade da obra, custos e prazos, o PSD tomará uma "decisão política", que espera poder assumir "logo no início" do próximo Governo, se for primeiro-ministro.
"Tudo isso são requisitos para que possamos ter uma decisão. Não é a Comissão técnica que tem de tomar uma decisão, tem de nos habilitar com os elementos nos quais vamos basear a nossa decisão. O poder político não tem de acatar nada, tem o dever de analisar e aprofundar a avaliação técnica para tomar uma decisão política. Se começarmos, todos os dias, a dar palpites sobre a conclusão da avaliação técnica não vamos criar o terreno que o país precisa para termos uma decisão ponderada, amadurecida e que seja o mais consensual possível. É isso que vou pretender fazer logo no início do Governo", explicou o líder do PSD.
A decisão sobre o novo aeroporto, segundo o social-democrata, só será tomada pelo próximo Governo. Mas, até lá, o PSD vai querer "ganhar tempo".
"É fazer já, mesmo não sendo Governo, a avaliação que o meu partido prometeu fazer da avaliação técnica que foi revelada. Se for primeiro-ministro a partir de março, como espero, será uma das primeiras decisões que vamos tomar. Naturalmente com o desejo de que o principal partido da oposição nessa circunstância possa colaborar connosco", acrescentou.