O Bloco de Esquerda inicia hoje dois dias de jornadas parlamentares no Algarve sob o lema «resposta social à Europa da austeridade».
Corpo do artigo
«Serão umas jornadas parlamentares com uma pluralidade de temas mas com centralidade no que interessa às pessoas: a situação económica, os serviços públicos e a resposta que poderemos dar à saída do memorando e libertação do país da austeridade», realçou Pedro Filipe Soares.
O líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) acrescentou ainda que o partido vai abordar «questões pertinentes, que estão na ordem do dia, como a resposta do Governo a matérias da droga, da toxicodependência, e abordaremos também o setor primário, com matérias relativas às pescas, uma questão essencial para o Algarve mas também para o país que tem a maior costa da União Europeia».
Nestas jornadas, o BE reúne os deputados da Assembleia da República e os deputados que ainda estão a cumprir mandato no Parlamento Europeu.
Pedro Filipe Soares sublinhou ainda que a questão da reestruturação da dívida é um tema incontornável.
«Consideramos que mais relevante do que dar passos para uma medida concreta de reestruturação da dívida é perceber que a reestruturação é inevitável, porque senão for feita impõe medidas draconianas sobre o país, mas também porque é o caminho para afrontarmos o tratado orçamental», defendeu.
De acordo com o programa divulgado pelo partido, os trabalhos arrancam em Faro, pelas 10:00 de hoje, com uma visita de uma delegação do partido à Universidade do Algarve, que manterá um contacto com o reitor da instituição.