Redução da TSU é compensada pela «reestruturação do IVA» do PEC 4, diz Carlos Moedas
Em resposta à dúvida do socialista Francisco Assis, o conselheiro do PSD diz que diminuição da Taxa Social Única (TSU) proposta por Passos Coelho será conseguida através de uma «reestruturação do IVA» que «já estava no PEC 4».
Corpo do artigo
Carlos Moedas, conselheiro do PSD, defendeu que a diminuição da Taxa Social Única é a «única maneira» de baixar os custos de produção das empresas sem diminuir salários.
Questionado pelos jornalistas sobre como será compensada a perda de receita com a diminuição da Taxa Social Única, Carlos Moedas afirmou que, no programa do PSD, será através de uma «reestruturação do IVA» como «já estava no PEC 4».
«Nós defendemos com a "troika" que essa reestruturação não afectasse o cabaz alimentar. Com essa receita que vem dessa reestruturação, vai ser aplicada para baixar a TSU. Assim como há outros impostos que a "troika" diz sobre o tabaco, onde também podemos ir buscar para fazer esta redução», afirmou.
O economista que representou o PSD nos encontros relativos ao acordo para ajuda externa afirmou que a medida «não aumenta impostos, é uma reestruturação».
«Reestruturar o IVA é pegar naquilo que são taxas, a baixa, média e alta, passar de umas para as outras e obtêm-se receitas. A diferença é que o se Governo fizer vai utilizar apenas essa receita para engordar o Estado, e nós vamos usar para baixar a taxa social única», defendeu.