Registadas quase 600 ocorrências em Portugal até às 19h00. Grande Lisboa foi a mais afetada
O distrito de Faro é a região que deverá ser mais afetada por fortes chuvas nas próximas horas.
Corpo do artigo
Portugal continental registou, entre as 00h00 e as 19h00 desta quinta-feira, 586 ocorrências relacionadas com o temporal, sendo que 413 ocorreram na zona da Grande Lisboa, adiantou à TSF o comandante José Costa da Proteção Civil.
TSF\audio\2023\11\noticias\30\jose_costa_1
"Até às 19h00 houve o registo de 586 ocorrências no território nacional, relacionadas com 414 inundações, 59 limpezas de via, 52 quedas de estruturas, 48 quedas de árvore e 13 movimentos de massa", explica José Costa.
Para estas operações foram mobilizados 1964 operacionais e 638 meios terrestres, sendo que a região "mais afetada" foi a Grande Lisboa, que registou "413 ocorrências".
A Península de Setúbal e o Alto Alentejo também mereceram o olhar atento das autoridades, assim como a região de Coimbra.
Na região centro, a chuva já abrandou, ao contrário do sul do país. A previsão é de que, nas próximas horas, o temporal acalme e, com isso, "haja um desanuviamento da situação".
TSF\audio\2023\11\noticias\30\jose_costa_2
"Durante a noite ainda se mantém o estado de alerta emitido pelo IPMA, ou seja, o aviso amarelo para precipitação até às 03h00, agora mais a sul, para o distrito de Faro e Setúbal mantém ainda o aviso", aponta ainda o comandante.
O distrito de Faro é, então, a região que deverá ser mais afetada por fortes chuvas nas próximas horas.
A intempérie provocou 19 inundações, um movimento de massas e uma queda de estruturas que provocou danos num veículo no distrito de Portalegre, até às 17h30, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo indicou que foram registadas 19 inundações em Portalegre e nos concelhos de Monforte, Gavião, Avis, Arronches, Marvão e Sousel.
A mesma fonte acrescentou que além de um movimento de massas, há registo de uma queda de um muro em Portalegre, situação que provocou danos num veículo que se encontrava estacionado.
O temporal levou ainda ao corte de algumas estradas, nomeadamente da Estrada Nacional (EN) 369, entre Cabeço de Vide (Fronteira) e Vaiamonte (Monforte) e da Estrada Municipal (EM) 1175, entre Vale de Seda (Fronteira) e a EN 245.
Até às 16h00 desta quinta-feira tinham sido registadas 477 ocorrências relacionadas com o mau tempo em Portugal Continental, das quais 354 na zona da Grande Lisboa, enquanto num primeiro balanço, tinham sido registadas, até as 12h00, 72 ocorrências.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quinta-feira para laranja o aviso nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente.
O aviso laranja esteve em vigor até às 15h00 nos distritos de Lisboa e Santarém e até às 18h00 no de Setúbal.
São atualmente cinco os distritos sob aviso amarelo: Castelo Branco, Portalegre, Évora e Faro, todos devido à previsão de chuva, por vezes forte e persistente, até às 00:00 de sexta-feira.
Na quarta-feira, a Proteção Civil alertou para a possibilidade de inundações, deslizamento de terras e piso escorregadio devido às previsões de chuva, vento e queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela.