O reitor João Gabriel Silva considerou que a posição defendida pelo Presidente da República é importante. O chefe de Estado defendeu que mesmo em tempos de austeridade é preciso olhar com cuidado para as necessidades das universidades.
Corpo do artigo
O reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, considera que a defesa da autonomia das universidades é um encorajamento que pode ser decisivo na altura de tomar decisões.
«Numa altura em que é tão importante, perante recursos escassos, fazer escolhas, acho que essa intervenção [de Cavaco Silva] pode ser muito importante. Não é possível sairmos das dificuldades em que estamos se não recompensarmos o bom trabalho», afirmou.
«Não podemos tratar por igual aqueles que de facto fazem avançar o conhecimento e o transferem para a sociedade, daqueles que o não fazem. Portanto, numa altura como esta, em que é necessário fazer escolhas, uma intervenção do Presidente da República é um fonte de ânimo adicional», referiu o reitor da UC.
Em decarações à TSF, João Gabriel Silva deu conta das medidas que considera importantes para que as universidades possam também apontar a saída da crise.