"Repensar hábitos de consumo." Movimento sensibiliza jovens a ter uma vida "lixo zero"
O Zero Waste Youth nasceu em Portugal em 2019 e quer ensinar todos, particularmente os mais jovens, a reduzir o consumo de resíduos e a fazer um "desconsumo consciente".
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Está presente em vários países como os Estados Unidos, a Costa Rica, as Filipinas e o Brasil e chegou a Portugal em 2019 com o objetivo de partilhar conhecimento sobre o conceito de "lixo zero" ou "zero desperdício". O objetivo do movimento Zero Waste Youth Portugal é fazer com que as pessoas mudem os seus hábitos e repensem as suas escolhas. Tudo em nome de um planeta mais sustentável.
"O lixo é um recurso natural. Por isso, o objetivo do zero Waste Youth Portugal é sensibilizar os jovens a mudar os seus hábitos e a aplicar o conceito de 'lixo zero' no seu dia a dia", explica à TSF Érica Liberato, cofundadora deste movimento internacional.
Por ano, são produzidas 3,4 mil milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em todo o mundo. Em Portugal, dados da Agência Portuguesa do Ambiente apontam para aproximadamente cinco milhões de toneladas de lixo produzido, o que corresponde a 507 quilos por habitante, por ano, e 1,4 quilos por habitante, por dia.
Mas afinal o que é isto do "lixo zero"? "É repensar os nossos hábitos de consumo, é fazer um 'desconsumo consciente'. Precisamos de reduzir o consumo de resíduos. Portugal é um país que faz pouquíssima recolha seletiva, 23% de todos os resíduos gerados são recolhidos através de recolha seletiva e só 13% é realmente reciclado. É uma taxa muito baixa, precisamos de mudar os hábitos de escolha do consumidor", sublinha.
Numa simples ida ao supermercado, "nem sempre pensamos de onde veio aquele produto, a embalagem e as tintas que pintaram a embalagem". "São recursos que vieram antes e que a Terra demorou milhares de milhões de anos para fabricar e, depois, quando consumimos o produto, ele desaparece e não sabemos quanto tempo vai levar para se decompor. Temos contacto com uma fatia muito pequena do ciclo de vida de tudo o que consumimos, seja roupa, comida, móveis ou material escolar", nota, apontando que "é muito importante repensar o comportamento humano" tendo também em conta a crise climática que o mundo vive e que é "bastante urgente".
Érica Liberato fala em escolhas "simples": "Eu não preciso de consumir tantos produtos embalados, por exemplo. Quais são os outros tipos de hábitos que consigo ter para não trazer tantos embalados para casa? Ir a uma loja a granel, fazer outro tipo de compras, não desperdiçar alimentos, usar o que sobra para reaproveitar para outras receitas", indica.
"Sair de casa para ir às compras e levar o próprio saco. Podem ser coisas muito simples, mas requerem planeamento e vontade. Por exemplo, no que diz respeito à roupa... é necessário comprar roupa todos os meses ou posso juntar as minhas amigas e fazer uma sessão de desapego e fazer essa troca sem precisar de comprar roupa nova?", questiona.
Perceber como funcionam as políticas públicas também importa e é aqui que entram os jovens. "Os jovens não são o futuro, já são o presente, existem poucas políticas públicas voltadas para os jovens", defende.
Questionada sobre que papel podem ter os jovens para um planeta "lixo zero", a cofundadora do movimento Zero Waste Youth Portugal considera que é fundamental fazerem "melhores escolhas nas compras e no consumo". "Adquirir melhores hábitos, mais saudáveis. O papel do jovem é também ditar a tendência do mercado, porque as grandes empresas fazem estudos de mercados e de tendência e interessam-se muito pela fatia dos 18 aos 24 anos, que são jovens que estão a entrar no mercado de trabalho e na economia ativa dos países", argumenta.
O público-alvo deste movimento internacional são os jovens universitários, mas Érica Liberato brinca e diz que, na verdade, o Zero Waste Youth é para "jovens de todas as idades". "Atingimos jovens de 30 e 40 anos, é para todas as idades."
O Zero Waste Youth chegou a Portugal através do evento We Are Global Meeting, em Cascais, e agora continua a "disseminar conhecimento" através do Instagram, onde são partilhadas dicas e informações sobre vários setores, desde a moda à agricultura, no que diz respeito ao "lixo zero".