
Ricardo Sá Fernandes
Tony Dias/Global Imagens
Depois de várias queixas à Comissão de Ética e Arbitragem do movimento sobre irregularidades na votação, houve uma recontagem de votos.
Em causa estão os votos por via postal. A Comissão de Ética e Arbitragem do Livre/Tempo de Avançar recebeu reclamações sobre os boletins do círculo eleitoral do Porto que chegaram por correio.
Depois de investigar o caso, a Comissão concluiu que dos 54 sobrescritos recebidos, 46 foram enviados da mesma estação de Correios, à mesma hora. A Comissão de Ética decidiu anular estes votos e pediu à Comissão Eleitoral uma recontagem.
Ricardo Sá Fernandes aparece assim no topo da lista dos candidatos. Nos resultados provisórios anunciados no final do mês passado era o segundo mais votado, mas ficava na terceira posição devido à lei da paridade.
Diana Barbosa continua na segunda posição mas Daniel Mota, o anterior cabeça de lista, desaparece dos seis primeiros candidatos e desce agora para a 11ª posição.
Agora há que esperar pela ata final das eleições primárias para conhecer o ordenamento definitivo que, de acordo com Filipa Vala, da Comissão Coordenadora do Livre/Tempo de Avançar, pode ser afetado. Em comunicado, o movimento diz que os resultados definitivos vão ser conhecidos em tempo oportuno.