Rio alerta para Rt acima de 0,9: "Se subir para 1, não vale a pena desconfinar"
O líder do PSD revelou pormenores da audiência com o Presidente da Republica, e pediu prudência quanto ao desconfinamento, "que deve ser por regiões".
Corpo do artigo
Rui Rio adianta que o Rt voltou a subir, estando ligeiramente acima de 0,9. O líder do PSD revelou o dado transmitido pelo Presidente da República e alertou que se o indicador ultrapassar o 1, "não se pode" desconfinar.
"Temos de prestar atenção. Se subir para 1, não vale a pena fazer nada", afirmou depois da audiência com o Presidente da República, tendo em vista a renovação do estado de emergência.
Rui Rio defende que os governantes devem definir indicadores para iniciar o plano de desconfinamento, como os 60 casos por cem mil habitantes, o Rt e o número de internados em cuidados intensivos.
"Em função da evolução, o país terá um confinamento de nível um a cinco", afirmou, socorrendo-se do trabalho apresentado por Raquel Duarte na reunião do Infarmed.
13439023
O presidente do PSD admitiu que o Governo vai pautar-se por um desconfinamento por regiões, o que lhe parece "adequado". "É necessário que os testes sejam acelerados, para evitar que tudo volte atrás", apontou.
No caso da testagem, Rui Rio apela a que se façam testes no ensino público e privado, uma vez que "este é um caso de saúde pública, e não de política de educação".
O líder do PSD lembra que há zonas do país com uma menor incidência do vírus, pelo que "não faz sentido estarmos todos confinados da mesma forma". "Na Guarda, Castelo Branco e Portalegre, a taxa de incidência é muito menor do que na Área Metropolitana de Lisboa e Porto", lembrou.
Rio explicou ainda que, na sua opinião, "o ideal seria confinar ou apertar o confinamento quando há um núcleo mais forte em concelhos".
Reabertura das escolas? Rio pede que se olhe para o Rt
Quanto aos detalhes do confinamento, Rui Rio garante que "nada sabe", mesmo em relação à reabertura das creches.
Ainda assim, Rio deixou a ressalva quanto à subida do índice de transmissibilidade: "O Rt já terá ultrapassado o 0,9. Se chegar a 1, é muito diferente". O social-democrata reafirmou que as escolas devem reabrir apenas em função dos números da pandemia.
Sobre a lei sanitária que o Governo pondera implementar, para evitar a "banalização" do estado de emergência, o líder do PSD reconhece que seria mais prático implementar medidas sem recorrer ao estado de emergência. Rio sustenta que não é prático votar um "decreto quase igual, de 15 em 15 dias".
13441050
Rui Rio admitiu que o plano de desconfinamento já deveria ser conhecido, mas "mais vale atrasar um dia ou dois e apresentar algo sustentado". O líder do PSD adiantou que há especialistas que ainda estão a concluir os estudos para apresentar ao Governo.
O PSD vai voltar a viabilizar o estado de emergência, uma vez que o Governo "precisa dos instrumentos necessários" para implementar medidas.