Com as temperaturas a baixar um pouco, o mapa dos incêndios está menos agudo do que nos últimos dias.
Corpo do artigo
Depois de vários dias de temperaturas extremas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera coloca, este sábado, apenas um distrito com aviso vermelho: Bragança. No resto do país vigoram avisos laranja, no interior, e amarelo, no litoral. Já o Algarve está sem avisos meteorológicos.
Com as temperaturas a baixar um pouco, o mapa dos incêndios está menos agudo do que nos últimos dias.
Portugal Continental está em situação de contingência até domingo devido às previsões meteorológicas, com temperaturas muito elevadas em algumas partes do país, e ao risco de incêndio.
15024539
A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.
Os incêndios florestais consumiram este ano mais de 38 mil hectares, cerca de 25.000 dos quais na última semana, a maior área ardida desde 2017, segundos dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).