"Risco elevado" de incêndio em todo o país. Proteção Civil deixa recomendações
As temperaturas destes dias deixaram o país em alerta amarelo e laranja. A Proteção Civil deixa recomendações.
Corpo do artigo
As temperaturas que se têm vindo a sentir nos últimos dias levaram o IPMA a colocar 80 concelhos sob a categoria de risco elevado. Também o Governo e a Proteção Civil também avisaram sobre possíveis incêndios.
10957644
Há uma alerta generalizado, por causa do risco de fogos e de muitas outras consequências das altas temperaturas. O comandante operacional nacional da Proteção Civil, Belo Costa, explicou à RTP como estão classificados os diferentes alertas, no território.
"Temos três distritos em alerta laranja. Todos os distritos do sul estão no nível de alerta laranja. Os nove distritos do norte estão em alerta amarelo, o que também já impõe mobilização de reforço de efetivos", analisa Belo Costa, que também sintetiza: "Todo o país se encontra num estado de alerta elevado."
Por isso, o líder da proteção civil deixou ainda alguns conselhos de prevenção no que toca à "realização de queimadas e de fogueiras, lançamento de foguetes, o lançamento de balões com mecha acesa, as queimas de sobrantes".
É também desaconselhado, segundo Belo Costa, o "uso de maquinaria com motores de combustão nas horas mais quentes do dia nos meios rurais", já que "é um perigo".
"Desincentivam-se também práticas agrícolas que possam pôr em risco o meio envolvente", frisa o comandante das operações nacionais da Proteção Civil.