Aos 58 anos, o religioso da congregação dos Monfortinos sucede no cargo a Manuel Clemente, que pediu renúncia por ter atingido os 75 anos de idade.
Corpo do artigo
O atual bispo das Forças Armadas, Rui Valério, foi esta quinta-feira nomeado patriarca de Lisboa pelo papa Francisco, sucedendo assim a Manuel Clemente, que por ter atingido os 75 anos de idade pediu para abandonar o cargo.
O anúncio surgiu no boletim diário da Santa Sé publicado esta manhã, em que se confirma a renúncia de Manuel Clemente e a nomeação de Rui Valério.
É o primeiro bispo a surgir da congregação missionária dos Monfortinos portugueses e foi nomeado para o Ordinariato Castrense - nome pela qual é conhecida a Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança -, também pelo atual papa, em outubro de 2018, sucedendo a Manuel Linda, atual bispo do Porto.
O Patriarcado de Lisboa, em nota publicada na sua página na Internet, informou, entretanto, que Rui Valério vai tomar posse da diocese no dia 2 de setembro, sábado, às 11h00, na Sé Patriarcal, diante do Cabido.
A entrada solene tem lugar no dia seguinte, domingo, dia 3 de setembro, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos.
TSF\audio\2023\08\noticias\10\manuel_vilas_boas_11h
Natural de Ourém, foi ordenado padre em 1991 e, no ano seguinte, chegou a capelão militar no Hospital da Marinha, cargo que desempenhou até 1993. Teria o mesmo papel na Escola Naval entre 2008 e 2011.
Foi sacerdote em várias paróquias de Castro Verde e também na de Póvoa de Santo Adrião, tendo passado, antes destas, pela de Castelverde di Lunghezza, em Roma. A 25 de novembro de 2018 foi nomeado bispo no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, e em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, é licenciado em Teologia Dogmática. Estudou ainda Filologia na Universidade La Sapienza de Roma e um curso de Espiritualidade no Centro Internacional Montfortain de Lovaina, na Bélgica.
TSF\audio\2023\08\noticias\10\judite_menezes_sousa_rui_valerio
Costa deseja "as maiores felicidades"
O primeiro-ministro, António Costa, recorreu à rede social X (novo nome do Twitter) para desejar "as maiores felicidades ao novo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério".
1689605647216623619
Na mesma curta mensagem, agradece a Manuel Clemente, que deixa assim o cargo, "pelo trabalho desenvolvido, nos últimos anos, com a comunidade e toda a colaboração que culminou com a Jornada Mundial da Juventude".
"A voz dos humildes"
Em declarações à TSF, o bispo emérito das Forças Armadas Januário Torgal Ferreira assinalou que este é um cargo de "responsabilidade" perante um "mundo de problemas".
"Só com justiça e com espantoso amor é que nós mudamos a vida e é isso que eu desejo ao D. Rui Valério, ao Patriarca de Lisboa. Primeiro, que traduza a imagem do bom pastor", assinalou.
TSF\audio\2023\08\noticias\10\januario_torgal_ferreira_12h00
Torgal Ferreira garante que, quando se é chamado para uma "missão" como esta, os primeiros a serem pensados são "os humildes da vida, os abandonados da vida, os pobres da vida" e espera por isso que Rui Januário possa ser "a voz dos humildes".
"Precisam de alguém que levante o problema de porque é que eles ficaram em último lugar e não tiveram o lugar dos direitos e da fraternidade", algo a que Rui Valério terá de responder pela "obrigação, pela força de Deus, de ser o melhor pastor na cidade de Lisboa".