No distrito de Santarém, que volta a estar em alerta amarelo do IPMA, mantém-se o risco de cheias. Há previsão de mais chuva para esta tarde.
Corpo do artigo
Na última noite, o rio Tejo já transbordou e isolou alguns campos agrícolas na zona do Patacão, entre Almeirim e Alpiarça, o que levou o corte de algumas estradas e caminhos de acesso aos campos.
Por isso, a probabilidade de cheias mantém-se e pode isolar populações na zona da Lezíria, a sul da Golegã e o Reguengo do Alviela, poderá mesmo vir a ficar isolado, referiu à TSF o Comandante de Operações e Socorro de Santarém.
Em comunicado, o CDOS de Santarém informa que "é expectável nas próximas horas uma manutenção dos caudais do rio Tejo, mantendo-se assim uma elevada probabilidade de cheia", e aconselha a que se retire, das zonas confinantes, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens.
O CDOS aconselha ainda a população a retirar os animais para locais seguros, nomeadamente os rebanhos que se encontram nas zonas que serão provavelmente inundáveis. Outro conselho é "não atravessar com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas".
13 distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, os distritos de Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro estão sob aviso amarelo desde as 08:00 e até às 18:00 de hoje devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.