António José Seguro foi eleito, este sábado, secretário-geral do PS, ganhando em todos os distritos.
Corpo do artigo
O novo líder do PS prometeu, este sábado, renovar o seu partido ao nível dos protagonistas, adiantando que iniciará já quinta-feira o processo para a vigência da regra da liberdade de voto na bancada socialista.
António José Seguro falava depois de ser considerado formalmente vencedor das eleições para o cargo de secretário-geral do PS, numa declaração por parte dos jornalistas e em que começou por saudar o seu adversário derrotado, Francisco Assis.
«Ser líder do PS é simultaneamente uma honra, uma responsabilidade e uma oportunidade», declarou, antes de considerar que a carga de responsabilidade é agora «acrescida» face à difícil conjuntura nacional e internacional.
Depois, prometeu mudanças a nível interno: «Um novo ciclo significa desde logo novas ideias, novos protagonistas, novos projectos, novos diálogos, uma nova interacção do partido com a sociedade, uma nova forma de fazer política para as pessoas e com as pessoas».
Em termos imediatos, ainda neste capítulo interno, disse que iniciará «o processo de renovação do PS promovendo o debate político e valorizando a militância».
«Modernizar e abrir o partido à sociedade, levando-o para junto das pessoas - o Congresso Nacional de Setembro já terá novidades quanto a este propósito», referiu.
A mais curto prazo, Seguro disse que avançará a reforma na frente parlamentar.