Sindicatos dos médicos pedem reunião com Comissão de Saúde sobre combate ao Covid-19
Médicos querem apresentar propostas para fortalecer o Serviço Nacional de Saúde e ajudar na luta contra o surto do novo coronavírus,
Corpo do artigo
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciaram, esta sexta-feira, que pediram uma reunião urgente com a Comissão Parlamentar de Saúde, de forma a debater o contributo dos sindicatos médicos no combate ao novo coronavírus.
Num comunicado enviado à comunicação social, os sindicatos afirmam que vão levar para a reunião "propostas para fortalecer o Serviço Nacional de Saúde (SNS), quer em situações excecionais quer em situações normais".
"O contributo dos sindicatos médicos é fundamental para o fortalecimento do SNS, para a segurança dos profissionais de saúde e para a defesa da saúde da população", defendem os dois sindicatos dos médicos.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou, esta quinta-feira, o nono caso de infeção por coronavírus em Portugal.
Os doentes que manifestem sintomas compatíveis com os de contágio pelo novo coronavírus - febre, tosse e dificuldade respiratória - são aconselhados a contactar a Saúde 24 (808 24 24 24), em vez de se dirigirem às unidades de saúde.
O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.300 mortos e infetou mais de 95 mil pessoas em cerca de 80 países.