A diretora-geral de Saúde admite que a linha SNS24 atingiu "picos nunca esperados" de procura, mas garante que capacidade de atendimento de chamadas aumentou seis vezes nas últimas 24 horas.
Corpo do artigo
A diretora-geral de Saúde garante que estão a ser feitos "grandes esforços" para reforçar os meios de resposta da linha SNS24 que, nos últimos dias "atingiu "picos nunca esperados" de procura.
"Durante esta noite e nos últimos dias já houve melhorias. Habitualmente nós conseguimos 200 chamadas em simultâneo na linha SNS24. Depois ontem conseguimos atender 500 chamadas em simultâneo e depois hoje já se conseguiu atender 1.200 chamadas em simultâneo, sendo de que modo algum isto não é uniforme nas 24 horas do dia", adiantou a diretora-geral de Saúde, na Comissão parlamentar de Saúde.
"É um facto que nós estávamos dimensionados para um determinado padrão de procura e que atingimos picos nunca esperados atingir", reconheceu Graça Freitas.
11907310
A diretora-geral de Saúde explicou aos deputados que "num único dia a linha SNS24 recebeu 27.679 chamadas e conseguiu dar resposta a 10.940, acima das 10 mil a que está obrigada por contrato".
No Parlamento, Graça Freitas adiantou ainda que está ser criado um algoritmo para permitir uma melhor triagem na linha SNS24.
"O novo algoritmo vai permitir a segregação de filas e a implementação de prioridade para triagens de Covid-19 e triagem geral. O grande apelo é que as pessoas que só precisam de informação vão ao digital e a outros canais obter informação e que a linha fique para triar", sublinhou Graça Freitas.
Este novo algoritmo ainda terá de "ser testado por clínicos, por médicos, tudo isto tem os seus timings, a segurança é muito importante", avisou a diretora-geral de Saúde.