Conheça a lista de 12 entidades, a que a TSF teve acesso, que entregaram o valor da caução obrigatória ao abrigo da nova legislação.
Corpo do artigo
Dois projetos da Start Campus estão entre os 17 que solicitaram, em Sines, a atribuição de capacidade de ligação à rede elétrica. O ministério do Ambiente revelou esta tarde que 17 projetos de 12 entidades entregaram a caução necessária ao abrigo de uma nova legislação.
O novo decreto-lei "reconhece a área territorial de Sines como Zona de Grande Procura, sujeita a um procedimento excecional de atribuição de capacidade de ligação à rede", assegura o gabinete do ministro do Ambiente. O ministro Duarte Cordeiro que já disse que esta legislação não foi feita ao sabor do megacentro de dados em Sines. O ministério público incluiu na operação Influencer esta acusação ao citar escutas telefónicas onde arguidos da operação Influencer terão alegadamente dito que este Decreto que enquadra o procedimento excecional de atribuição de capacidade de ligação à rede elétrica era um "bar aberto" para as empresas interessadas.
TSF\audio\2023\11\noticias\20\jose_milheiro
As empresas interessadas em ter acesso à energia têm que pagar uma caução ao Estado. No total o Estado vai receber das 12 entidades interessadas cerca de 63 milhões de euros.
Esta foi a chamada fase de confirmação da procura firme de capacidade de ligação à rede e agora segue-se a avaliação pelo operador da Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) sobre a necessidade do reforço de rede ou da disponibilidade de capacidade de energia que não está a ser usada em Sines. Neste caso os detentores de capacidade ociosa vão ser notificados para que disponibilizem o que não usam.
Se a procura por capacidade de rede for superior à oferta então será realizado um procedimento concorrencial onde é dada prioridade aos projetos PIN e às Agendas Mobilizadoras PRR. Existem nas 12 entidades interessadas vários projetos PIN.
Ao todo estes projetos querem para desenvolver a sua atividade, cerca de 5 GigaVolts-Amperes, entre 2024 e 2038. Ou seja, comparando por alto, estamos a falar da energia equivalente para alimentar 500 mil casas.
De acordo com o ministério do Ambiente este procedimento excecional resulta dos trabalhos realizados no contexto do "Grupo de Trabalho de Avaliação e Planeamento das Necessidades de Energia Elétrica dos Grandes Consumidores".
Um grupo constituído pela Secretaria de Estado da Energia e Clima, em março deste ano (2023). Além da Start Campus, entre os promotores, estão gigantes que se vão instalar em Sines como o PIN de mais de 2 mil milhões de euros dos suecos da H2 Green Steel, ou o PIN de 657 milhões de euros da Repsol.
Abaixo fica a lista de 12 entidades, a que a TSF teve acesso, que entregaram o valor da caução obrigatória ao abrigo da nova legislação:
3 projetos das Águas de Santo André
2 projetos da Start Campus
1 projeto da Calb
1 projeto da GreenH2Atlantic
1 projeto da Iberdrola
1 projeto da MadoquaPower2X
1 projeto da MadoquaNH3
1 projeto da Petrogal
2 projetos da Repsol
1 projeto da Smartenergy
1 projeto da WINPTX
2 projetos da H2GreenSteel