Suíça/Referendo: Governo português está preocupado e acompanhará atentamente negociações
O resultado do referendo na Suíça sobre imigração é «um motivo de preocupação para Portugal», que participará nas negociações que a União Europeia com a federação, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Corpo do artigo
Rui Machete, que falava à saída de uma reunião dos chefes de diplomacia dos 28, afirmou que a aprovação de um novo regime para a imigração «obriga a uma revisão das relações entre a UE e a Suíça, visto que este acordo faz parte de um pacote em que está regulamentada a circulação de pessoas, que agora é posta em causa, de capitais, de bens e serviços, e isso vai ter que ser objeto de uma revisão».
«Nós, Governo português, vamos seguir atentamente essa negociação, e vamos, na medida dos instrumentos competentes, participar nessa discussão. Havemos de consultar os imigrantes portuguese na Suíça para recolhermos a sua opinião sobre a situação, mas, evidentemente , vemos a situação com preocupação», disse, referindo que o motivo de preocupação se prende com aqueles portugueses que ainda não têm a sua situação regularizada, mas que não soube quantificar.
«Os portugueses que vivem na Suíça e têm a sua situação regularizada não têm que estar preocupados; agora, os portugueses que ainda não têm a sua situação estabilizada, regularizada, esses têm um motivo de preocupação, e por isso mesmo nós também estamos preocupados», disse, admitindo desconhece o número de cidadãos portugueses que estarão nessa situação, entre os cerca de 250 mil que se estima residirem no país.