Esta é a forma encontrada pela igreja de reduzir o efeito da distância, numa altura em que os espaços de culto foram encerrados.
Corpo do artigo
A possibilidade foi admitida há um mês pelo papa. Os padres católicos podem conceder a a absolvição, através de uma comunicação telefónica.
Trata-se de uma forma de reduzir o efeito da distância, numa era de igrejas fechadas ao culto.
12091721
A ponderação tem atravessado vários setores do catolicismo, especialmente nos países mais afetados pela pandemia.
TSF\audio\2020\04\noticias\20\manuel_villas_boas_memorando_
A questão está a ser posta em Espanha por teólogos e canonistas. Perante a extensão da pandemia, alguns prelados espanhóis colocam a hipótese de considerar válida a absolvição dada por telefone e não exigir por isso a presença dos fiéis.
Na penitenciária apostólica do Vaticano, que trata destas questões, fala-se ainda e apenas da concessão de indulgências especiais. Mas, no terreno, a pastoral paroquial chama a responsabilidade dos bispos diocesanos para um avanço que a pandemia veio espoletar.
12090680
O cardeal Marto, bispo de Leiria, Fátima, já disse que, se fosse necessário esse gesto, não se importaria de avançar, e, dada a carestia de pastores - em Itália e Espanha já faleceram durante a pandemia quase duas centenas de sacerdotes -, e, de acordo com pastoralistas do país vizinho, poderiam ser requisitados também alguns antigos padres retirados ou dispensados, para a administração do sacramento da penitência ou confissão por telefone, e, em caso de morte, para absolver os contagiados por Covid-19.