"Tempo de verão, mar de inverno." Os conselhos das autoridades para ir à praia em segurança
A Autoridade Marítima Nacional deixa um alerta aos banhistas para os perigos do mar numa altura em que se registam agueiros e fundões.
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê temperaturas de verão, acima dos 30 graus, para os próximos dias, o que irá levar muitos banhistas às praias portuguesas, um cenário muito semelhante ao da semana de Páscoa.
Durante esse período, três pessoas morreram no mar em Sesimbra e Matosinhos e mais de 30 foram resgatadas pelas autoridades. À TSF, o comandante da Autoridade Marítima Nacional, José Sousa Luís, alerta que a maioria das praias ainda estão sem vigilância e recorda os conselhos.
TSF\audio\2023\04\noticias\14\cmd_jose_sousa_luis_1_conselhos
"Tendo em conta que as previsões indicam temperaturas bastante elevadas em algumas partes do país e tendo em conta a esmagadora maioria das praias não tem qualquer sistema de vigilância e socorro nesta altura do ano, contrariamente ao que acontece à época balnear, a Autoridade Marítima Nacional aconselha a vigilância permanente das crianças, de forma que estas não se afastem de um adulto, não entrar dentro do mar e não aproximação junto à linha de água e não virar costas ao mar para não ser surpreendido por alguma onda e também, caso se assista a alguma situação de emergência, não entrar na água e ligar 112", recomenda.
TSF\audio\2023\04\noticias\14\cmd_jose_sousa_luis_2_banh_arriscam
O comandante José Sousa Luís lamenta que, apesar de todos os avisos e campanhas de sensibilização, lançadas pela Autoridade Marítima Nacional, haja sempre "algumas pessoas não cumprem as normas, entrando dentro de água".
Um dos grandes perigos que o mar apresenta nesta altura do ano, em plena primavera, são os agueiros. "Nesta altura do ano, ainda temos o chamado mar de inverno, portanto, os fundos das praias ainda estão muito alterados devido às tempestades de inverno, com existência de fundões e elevada probabilidade de agueiro. O agueiro é uma corrente que afasta do areal, uma corrente localizada e algumas pessoas são apanhadas por esse agueiro. Quando uma pessoa é apanhada por esse agueiro, não deve nada contra a corrente do agueiro. Deve nadar paralelamente à costa para sair da zona e depois nadar até ao areal", recomenda o comandante José Sousa Luís.
TSF\audio\2023\04\noticias\14\cmd_jose_sousa_luis_3_agueiros
"Nós assistimos a temperaturas bastante elevadas, semelhantes ao verão, o que leva muitas pessoas a irem à praia, mas a verdade é que o mar ainda é de inverno", acrescenta.
TSF\audio\2023\04\noticias\14\direto_ruben_2
TSF\audio\2023\04\noticias\14\direto_ruben
O IPMA prevê que as temperaturas nos próximos dias possam superar os 30 graus em algumas regiões do país, sobretudo no Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.