Temporal obriga a mudança de planos no Alqueva: descargas começam esta quarta-feira

Créditos: DR (arquivo)
A primeira descarga aconteceu às 16h00 desta quarta-feira
A Barragem do Alqueva iniciou esta quarta-feira descargas controladas, através da abertura dos descarregadores de meio fundo, para responder ao facto de a albufeira se encontrar próxima do Nível de Pleno Armazenamento.
Em comunicado, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) revelou que, às 16h00, "vai abrir os descarregadores de meio fundo da barragem" para efetuar "descargas controladas".
Esta operação visa responder "à persistência de caudais afluentes elevados no Sistema Alqueva-Pedrógão, que elevaram os níveis da albufeira para valores próximos do Nível de Pleno Armazenamento", explicou a empresa.
"Prevê-se um caudal de descarga inicial de 600 metros cúbicos por segundo (m3/s) que, somado ao caudal turbinado, perfaz um caudal lançado total de 1.200m3/s", informou a EDIA.
Na terça-feira, o engenheiro José Pedro Salema, da EDIA, tinha afirmado à TSF que não estavam previstas descargas no Alqueva. Esclareceu, entretanto, que as chuvas desta madrugada obrigou a mudanças de planos.
