Terminou a primavera antecipada. Chuva e frio regressam já esta segunda-feira
IPMA prevê descida das temperaturas, queda de neve, vento e chuva para esta semana.
Corpo do artigo
Depois de vários dias com temperaturas acima da média para a época do ano, com as máximas a chegar aos 30 graus em vários distritos, a chuva e o frio regressam já esta segunda-feira a Portugal continental.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma descida das temperaturas e colocou sob aviso amarelo os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra devido à previsão de vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar os 0 graus Celsius (na Guarda) e os 9 (em Faro e Lisboa) e as máximas entre os 9 (na Guarda) e os 19 (em Faro).
A previsão aponta para aguaceiros fracos e dispersos, mais prováveis no litoral centro e interior norte. No fim da manhã é espectável a queda de neve acima de 800/1000 metros e, a partir da tarde, acima dos 1200/1400 metros.
O IPMA destaca ainda ainda a possibilidade de formação de gelo ou geada no interior, em especial das regiões norte e centro.
Na costa, estão previstas ondas com 4 a 4,5 metros, o que motiva um aviso amarelo em vigor entre as 15h00 desta terça-feira e as 06h00 de terça-feira.
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio da primavera começa no da 20 de março às 03h50 (hora de Lisboa) no Hemisfério Norte.
Já o horário de verão tem início no último domingo de março, dia em que à 1 hora da madrugada se deve adiantar o relógio uma hora (60 minutos) em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, a hora muda à meia-noite.