Terrorismo, 35 horas, gasóleo profissional, UNICEF e Marselha -notícias da manhã
O adiamento do desconto no gasóleo profissional, as dúvidas perante as 35 horas ou a "última ceia europeia de Cameron". Estão aqui as notícias que marcam esta manhã.
Corpo do artigo
1. Primeiro-ministro turco aponta o dedo ao Daesh. Pelo menos 36 mortos e perto de 150 feridos, é o balanço provisório de um atentado terrorista, na noite de ontem, no aeroporto de Istambul. Três bombistas suicidas dispararam as armas e depois fizeram-se explodir. O atentado ainda não foi reivindicado, mas o primeiro-ministro Binali Yildirim diz que os indícios apontam que o grupo terrorista Daesh. O presidente, Erdogan, afirmou esperar agora que o mundo mostre uma "posição decidida" contra os grupos extremistas.
2. As 35 horas estão aí à porta, e as dúvidas também. E agora? A pergunta é feita pelos diretores de escolas e pelos administradores hospitalares. É já esta sexta-feira o regresso das 35 horas de trabalho na função pública e escolas e hospitais ainda não sabem como vão tapar o "buraco". Sem possibilidade de contratar, quem gere os serviços admite cortes.
3. Foi a última ceia europeia de Cameron. E decorreu num ambiente de tristeza na "organização", garantiu o primeiro-ministro britânico. David Cameron referiu-se à União Europeia (UE) assim, como "organização", no final do jantar em que se despediu dos parceiros, como nos conta o João Francisco Guerreiro, correspondente da TSF em Bruxelas. Votada, em referendo, a saída do Reino Unido da UE, Jean-Claude Junker, presidente da Comissão Europeia, voltou a reiterar que os britânicos devem sair o mais rápido possível, criticando a falta de um plano.
Vale a pena ouvir também a reportagem da enviada especial da TSF a Londres. A Cristina Lai Men assistiu a uma discussão entre um grupo de jovens em frente à catedral de Westminster: uns defendem a saída, outros a permanência.
4. Gasóleo profissional mais barato afinal só em agosto. É um adiamento de, pelo menos, um mês. A descida, à volta de 12 cêntimos, tinha sido anunciada para julho, mas a data foi adiada, uma confirmação dada pelo Governo às associações do sector numa reunião no início da semana. O Nuno Guedes falou com a Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas que não se mostra surpreendida, porque a proposta só agora foi votada na generalidade.
5. Quem ajuda esta menina? A UNICEF fez um vídeo, que está a correr o mundo, para alertar alertar para a forma como a sociedade cuida das crianças. E, vendo o vídeo, cuida mal. Muito mal. Vale mesmo a pena ver.
E mais um "extra" - A caminho de Marselha. A seleção nacional treina esta manhã em Marcoussis (09:30), e depois parte para Marselha, onde vai jogar contra a Polónia, nos quartos de final do Euro. O Paulo Cintrão, um dos enviados especiais da TSF a França, leva-nos numa visita guiada à cidade. E aos seus perigos.