
José Cesário
Global Imagens
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário defende, em entrevista à TSF, que todos os dirigentes e governantes angolanos «merecem o máximo respeito».
Corpo do artigo
É o sublinhado do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, depois de ontem Mário Soares ter pedido mais respeito pelo Procurador Geral de Angola.
Um caso que levantou polémica, com críticas do Jornal de Angola a Portugal e aos empresários nacionais. Num editorial, o Jornal de Angola chegou mesmo a defender o fim dos investimentos em Portugal.
Os textos do Jornal de Angola vêm na sequência da notícia publicada na última edição do semanário Expresso, referindo que o Procurador-Geral da República de Angola, João Maria de Sousa, está a ser investigado pelo Ministério Público português por «suspeita de fraude e branqueamento de capitais».
José Cesário deita "água na fervura" e lembra que deve haver o máximo respeito nas relações entre os dois países.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas começa amanhã uma visita de trabalho a Luanda, onde vai verificar no terreno as queixas que têm sido feitas ao processo de atribuição de vistos pela embaixada portuguesa.
O secretário de Estado admite algumas dificuldades e espera melhorar o processo, a partir desta visita. José Cesário diz que é preciso aprofundar as relações com um país amigo.