Trovoada e granizo "do tamanho de um berlinde" fazem estragos na vinha e olival de Valpaços
Em declarações à TSF, Carla Cerdeira teme que os preços do azeite aumentem ainda mais do que estava previsto.
Corpo do artigo
A chuva forte e a trovoada colocaram Vila Real junto de outros três distritos em aviso laranja do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). No entanto, o que aconteceu em Valpaços superou as previsões.
"Começou com trovoada. Depois começou a cair granizo, mas granizo de grandes dimensões, pedras do tamanho de um berlinde. Mais de 10 minutos, não tenho a noção exata do tempo que foi, mas foi durante 10 minutos em que se registou elevadas acumulações de gelo, destruiu completamente as zonas de vinha, zonas de Olival. A azeitona está toda no chão. Claro que ainda foi há relativamente pouco tempo, não tenho dados concretos dos prejuízos. Só durante a semana é que poderemos ter informação mais detalhada", conta à TSF a coordenadora da Proteção Civil de Valpaços, Carla Cerdeira.
Para os prejuízos ainda é cedo para fazer contas, mas é esperado que venham a ter impacto nos preços dos produtos: "Isto, a nível agrícola mesmo, é uma situação muito preocupante, porque a vindima ainda não foi concluída. Ainda havia muita vinha que não foi vindimada. A pouca azeitona que tínhamos, que havia este ano, está completamente destruída, por isso os preços do azeite este ano, que já diziam que iam ser elevados, com esta situação não sei."
Além dos prejuízos na atividade agrícola, também existem estragos na zona residencial do concelho.
"O problema seria a nível dos telhados em que não tinham as caleiras limpas e com este aumento súbito em termos de volume que se registou, pois há água a entrar pelo telhado", revela Carla Cerdeira.
Guarda, Castelo Branco, Bragança e Vila Real estão agora aviso laranja do IPMA devido à chuva forte e trovoadas.