TSF/25 anos: Ex-ministros da Educação alertam para necessidade de ser definido um plano
No debate da TSF sobre a Educação, os antigos ministros da Educação, Marçal Grilo e David Justino, chumbaram a forma como foi lançado o debate sobre a Reforma do Estado e alertaram para a necessidade de ser definido um plano, com a ideia de que é sempre possível poupar mas com uma estratégia definida.
Corpo do artigo
David Justino, antigo ministro da Educação do PSD, considerou que é preciso estabelecer prioridades para que a reforma não seja de vistas curtas.
«Eu não me importo nada de discutir cortes ou não cortes, mas não estamos a discutir aquilo que é uma visão de futuro em Portugal», defendeu.
Uma ideia igualmente defendida pelo antigo ministro do PS, Marçal Grilo: «Lançar um debate sobre questões de fundo da sociedadade portuguesa e fazê-lo através de um relatório de uma organização estrangeira, passada para um jornal, parece-me a forma mais absurda de lançar um debate com esta dimensão.»
Marçal Grilo disse ainda não vislumbrar hoje sombra de consenso político.
Por seu turno, Seabra Santos, antigo reitor da Universidade de Coimbra, lembrou que, mesmo sem refundação, os cortes já atingiram o Ensino superior.