O secretário-geral da UGT afirmou que a decisão do Tribunal Constitucional (TC), que determinou hoje a inconstitucionalidade da suspensão dos subsídios de férias ou de Natal, é «uma boa notícia para os trabalhadores».
Corpo do artigo
Contactado pela agência Lusa, João Proença considerou que esta é «uma grande decisão do Tribunal, uma boa notícia para os trabalhadores e para a justiça portuguesa».
«Sempre dissemos que essa medida tinha graves riscos de inconstitucionalidade», afirmou o sindicalista, sublinhando que se trata de «uma medida desproporcionada e [de] uma medida que afetava alguns trabalhadores e não o conjunto da população».
Para o líder da UGT, esta decisão do Tribunal Constitucional «vem introduzir pressão» sobre «a possibilidade de alargar o período de redução do défice», defendendo que o período do resgate financeiro acordado entre o Governo português e a 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia) deve ser prolongado «de forma inteligente», de forma a aligeirar os esforços exigidos aos portugueses.