Vinte anos depois do início da construção da CRIL, o último troço da estrada abriu este domingo ao trânsito. A autarquia da Amadora não podia estar mais satisfeita.
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Já é possível passar pelo último troço da CRIL, que liga Pina Manique à Pontinha numa extensão de 3,6 quilómetros.
Convicto da importância deste último troço, o vereador da rede viária e dos espaços verdes da câmara da Amadora destacou que a CRIL, que atravessa cinco concelhos, «vai permitir retirar tráfego do interior da Amadora e de Lisboa e requalificar uma área de 360 mil metros quadrados».
Gabriel Oliveira mostrou-se também satisfeito pelo facto de se ter optado pela construção de túneis em vez de viadutos, uma solução que teria «grandes impactos ambientais».
Segundo o vereador, os trabalhos decorreram de forma tranquila e sem prejuízo para a população.
«Conseguimos concertar esforços e encontrar sinergias para fazer isso de uma forma tranquila», destacou, acrescentando que também não houve «cortes bruscos na rede viária» durante os trabalhos.
As obras exigiram «muito trabalho» e um grande esforço de coordenação entre todas as entidades, disse.
Destacando que Amadora, Lisboa e Odivelas entenderam-se para a escolha de uma estrutura em túnel, Gabriel Oliveira afirmou os ganhos são para os três concelhos.
«A CRIL, como está agora construída, também vai permitir a criação de postos de trabalho», frisou, acrescentando que a fronteira entre Lisboa e Amadora deixou de ser uma «zona desqualificada».
O novo troço entre Pina Manique à Pontinha foi projectado como alternativa à Calçada de Carriche, ao Eixo Norte-Sul e à Segunda Circular.