"Um Papa sorridente, simples e generoso." Cavaco Silva recorda visita de Bento XVI a Portugal
O antigo Presidente da República lembra como os portugueses receberam Bento XVI com "uma alegria e um entusiasmo incontidos" em Lisboa, Porto e Fátima.
Corpo do artigo
Bento XVI, que morreu este sábado aos 95 anos, visitou Portugal entre 11 e 14 de maio de 2010, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto. A visita papal foi acompanhada em permanência pelo então Presidente da República, Cavaco Silva, que na TSF recorda Joseph Ratzinger como "um pensador notável."
TSF\audio\2022\12\noticias\31\cavaco_silva
"Foi com profunda emoção que recebi a notícia da morte do Papa Bento XVI, um pensador notável, senhor de uma sabedoria profunda e inspiradora. Deixou-nos reflexões teológicas magníficas sobre o nosso tempo."
"Como Presidente da República, conheci Bento XVI pela primeira vez em 2008 no Vaticano, numa visita oficial à Santa Sé. Recordo de me ter falado de uma Igreja comprometida com o projeto da União Europeia e convidei-o então a visitar oficialmente Portugal, o que aconteceu em 2010."
"Foi uma visita memorável, um Papa sorridente, simples e generoso. Foi recebido pelos portugueses com uma alegria e um entusiasmo incontidos, quer Lisboa, quer em Fátima, quer no Porto", recorda o antigo Presidente da República. "Guardo dele a imagem de um Papa de carisma sereno e de grande profundidade de pensamento."
Joseph Ratzinger morreu este sábado, aos 95 anos, no mosteiro Mater Ecclesiae do Vaticano.