
Mercearia chinesa em Lisboa
Paulo Spranger /Global Imagens
Negócios geridos por chineses em Portugal estão a registar sinais de abrandamento.
Corpo do artigo
Para combater o estigma associado ao novo coronavírus que está a afetar a comunidade chinesa em Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa, a Direção-Geral da Saúde e a embaixada da China juntaram-se esta manhã para um passeio pelos restaurantes e lojas chinesas de Lisboa.
A ideia partiu de Manuel Grilo, vereador dos direitos sociais da Câmara Municipal de Lisboa, ao notar que os lisboetas se estavam a afastar de estabelecimentos geridos ou frequentados por chineses.
"Terá havido um abrandamento dos negócios da comunidade chinesa, nomeadamente nos restaurantes chineses", pelo que surgiu a necessidade de "dar um sinal público" contra a discriminação, diz à TSF.
"É seguro consumir os produtos chineses, é seguro estar com pessoas chinesas, é seguro apertar a mão a pessoas chinesas", lembra Manuel Grilo. "Não devemos discriminar de forma alguma as pessoas pela sua origem e não é seguramente isso que fará diferença alguma."
TSF\audio\2020\02\noticias\28\manuel_grilo_1_chines_e_seguro
Além disso, reforça, esta comunidade "tem tido uma atuação irrepreensível" no combate à propagação do surto do Covid-19: os chineses em Portugal que viajam para a China e regressam ao país estão a cumprir períodos de quarentena de forma voluntária.
Também a diretora-geral da saúde, Graça Freitas, elogiou a postura da comunidade chinesa, revelando que há 50 cidadãos chineses em isolamento voluntário. "Mais do que uma medida de saúde pública, esta é uma medida de generosidade", destaca.
"O que estes cidadãos estão a fazer é mais do que proteger os outros de uma doença. Estão a proteger os outros do alarme social, do medo, do desconforto."
TSF\audio\2020\02\noticias\28\graca_freitas_12h
O encontro com a comunidade chinesa termina com um almoço num restaurante chinês no Martim Moniz. A ementa será à escolha do chef, conta Manuel Grilo, mas seja qual foi o prato "será comido com toda a tranquilidade".
11812984