UNIR: a nova rede de transportes da área metropolitana do Porto já está a funcionar
A linha vai unir 17 municípios.
Corpo do artigo
A partir desta sexta-feira é possível circular entre os 17 municípios da Área Metropolitana do Porto através da nova rede de transportes, a UNIR.
Em declarações à TSF, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Área Metropolitana do Porto, considera que, apesar das dificuldades, o arranque vai ser suave.
"Não é a mesma coisa comprar um autocarro para serviço de transporte público do que, por exemplo, comprar um carro num stand", nota. "Tivemos de trazer motoristas de várias origens - Cabo Verde e Brasil", porque "não havia motoristas suficientes", mas "tudo está apontado para que as coisas corram bem".
TSF\audio\2023\12\noticias\01\eduardo_vitor_rodrigues_1_autocarros
Os horários da rede de transportes de autocarros que já existem vão manter-se, sem supressões nem cortes, assegura Eduardo Vítor Rodrigues. "O que vai haver é crescendos", garante.
TSF\audio\2023\12\noticias\01\eduardo_vitor_rodrigues_2_horarios
Isto quando até agora "os autocarros circulavam quando lhes apetecia, como lhes apetecia, não havia horários. As pessoas passavam tempos infinitos nas paragens", lamenta.
O presidente Área Metropolitana do Porto refere que algumas paragens serão relocalizadas para maior conforto e segurança dos passageiros.
"Aproveitamos para rever paragens obsoletas", como em escolas que entretanto encerraram, e, por outro lado, escolas que abriram e que não têm paragem.
A nova rede de autocarros vai contar com mais de 650 viaturas e irá desde a Póvoa de Varzim até Arouca.