A iniciativa é da Van Zellers & Co, que desta forma quer assinalar o Dia Nacional do Mar.
Corpo do artigo
É o primeiro vinho do Porto a estagiar no fundo do mar. São cem garrafas e esta quinta-feira são "resgatadas" do mar, na zona de Sines, onde estagiaram durante um ano.
A iniciativa é da Van Zellers & Co, que desta forma quer assinalar o Dia Nacional do Mar. Trata-se de um Porto Vintage 2020, engarrafado em 2022, ano em que foi depositado a 10 metros de profundidade no mar, no Porto de Sines. Cristiano Van Zeller, proprietário da Van Zellers & Co, diz que esta é uma forma de promover o vinho do porto e a paixão da família pelo mar.
TSF\audio\2023\11\noticias\16\rute_fonseca
"Além de promover o vinho do Porto e a modernidade do vinho do Porto, chamamos a atenção para o ambiente, os oceanos, a poluição, a necessidade de reduzir o uso de plásticos".
A empresa tem sede em São João da Pesqueira, no Douro, cada garrafa custa cerca de mil euros e já estão todas vendidas. "Cerca de metade ficarão em Portugal e as restantes irão para países como Suíça, Finlândia, Áustria, Canadá e Reino Unido".
A Van Zellers & Co estabeleceu uma parceria com a Zouri Shoes e a embalagem que acomoda a garrafa tem forma de concha e é feita em material reciclado, com lixo recuperado das praias.
Esta iniciativa está associada à ação de educação ambiental Planeta Oceano, promovida pelo Oceanário de Lisboa e que promove um programa de educação ambiental para as cerca de 600 crianças de São João da Pesqueira, no distrito de Viseu.
O Vintage Port 2020 Ocean Aged foi lançado oficialmente no Dia Internacional do Oceano, a 8 de junho, depois de ter sido afundado em dezembro de 2022 no Porto de Sines, em colaboração com a empresa Ecoalga - Adega do Mar.
A Van Zellers & Co foi fundada em 1780, mas a família produz vinhos na região do Douro desde 1620.