- Comentar
Já imaginou poder ir ao supermercado, ao talho, aos CTT ou à farmácia sem filas, com hora marcada e com o devido distanciamento social? A pensar nas limitações impostas pela Covid-19, dois estudantes da Universidade de Aveiro criaram uma plataforma, a "Marca à Vez", que permite escolher o dia e a hora a que os consumidores pretendem deslocar-se a um espaço de atendimento ao público.
A aplicação tem ainda a mais-valia de efetuar um cálculo que tem em conta a área dos estabelecimentos em causa para, depois, distribuir a procura. O projeto ainda está a dar os primeiros passos, mas pode ser o futuro.
Ouça a reportagem da jornalista Rute Fonseca.
Criada em março, a app "Marca à vez.pt" é um projeto independente: a ideia partiu de Diogo Carvalho e de Sofia Ribeiro, estudantes da Universidade de Aveiro. Os dois estudantes universitários estão abertos a propostas de investidores interessados em apostar nesta plataforma. O objetivo é facilitar as deslocações e reduzir o tempo de exposição fora de casa.
A plataforma online "Marca à vez" tem por base a lotação dos espaços, numa primeira fase tem em conta 50% da capacidade, percentagem que pode ser ajustada à procura. Sofia Ribeiro diz que a plataforma está pronta a ser disponibilizada para qualquer espaço de atendimento ao público, e que, quantos mais serviços aderirem, mais eficaz será.
Marca à vez pode ser utilizada em qualquer browser e está disponível em
marca à vez. pt
.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias

Leia também:
Novas regras para regresso às aulas. Portugal regista 1.ª morte de doente com menos de 30 anos
LEIA AQUI TUDO SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS