Hospital de Santa Maria não coloca em isolamento médicos que estiveram em contacto com infetados

Hospital de Santa Maria
Paulo Spranger/Global Imagens
A Federação Nacional dos Médicos denuncia que o Hospital de Santa Maria pretende que estes clínicos se mantenham a trabalhar com máscara.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) teve acesso a um comunicado interno do Hospital de Santa Maria que revela que a unidade de saúde não colocará em isolamento os profissionais de saúde que entraram em contacto direto com infetados pelo novo coronavírus.
11912369
Numa nota enviada à TSF, a FNAM refere que o Hospital de Santa Maria pretende que estes clínicos se mantenham a trabalhar, mas com máscara, uma decisão que a Federação Nacional dos Médicos diz ser "inaceitável" para um "hospital de referência" e "um dos maiores do país".
"É uma atitude que desrespeita os direitos dos profissionais de saúde e de risco para a população. Desrespeita as recomendações da DGS e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC)", denuncia ainda a FNAM, ao mesmo tempo que acrescenta que estas são "medidas discriminatórias".
11914158
Em declarações à TSF, Guida da Ponte, da FNAM, argumenta que esta decisão é o equivalente a "colocar os profissionais de saúde em risco e a população em geral em risco".
TSF\audio\2020\03\noticias\11\guida_da_ponte_2
"Os médicos estão muito preocupados e com sérias dúvidas de como irão proceder, visto que entram em contacto com muitos doentes por dia", remata.
Dois doentes internados em enfermarias no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte foram diagnosticados com Covid-19 e estão isolados.
11914959
Entretanto, fonte oficial da administração do Santa Maria confirma à TSF que as ordens dadas aos médicos são para voltarem ao trabalho, mas garante que a situação é segura.
Todos os doentes que estavam na mesma enfermaria com os pacientes com COVID-19 e todos os médicos que contactaram com os mesmo já fizeram o teste e todos deram negativo.
O hospital refere que a decisão dos peritos do hospital não contraria as autoridades de saúde e passa por manter os clínicos a trabalharem com indicação para fazerem nos próximos dias novos exames.
Todos os médicos em causa não revelam qualquer sintoma.
Sobre o caso dos dois doentes com o novo coronavírus, a mesma fonte confirma que um estava internado há uma semana no Santa Maria e só agora se percebeu que tem a doença.
O centro hospitalar adianta ainda que criou uma equipa que está a contactar os outros doentes que estiveram na mesma enfermaria e já tiveram alta, bem como as visitas. O objetivo é fazer uma vigilância de eventuais sintomas.