Leslie entra em Portugal continental a partir das 19h de sábado. IPMA adianta que Leslie irá começar a fazer-se sentir na região da Grande Lisboa. Câmara reúne com autarcas, Proteção Civil, Bombeiros e Polícia Municipal.
Corpo do artigo
* Notícia atualizada às 14h55 com declarações da Proteção Civil
O IPMA colocou 13 distritos de Portugal Continental em aviso vermelho, devido ao vento forte e chuva previstos para esta noite, sendo que a zona centro deverá ser a mais atingida pela passagem do Leslie.
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2018/10/tempestades_ecmwf_upd1_20181013123733/hls/video.m3u8
Setúbal, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Castelo Branco, Viseu e Guarda e Santarém são os distritos sob aviso vermelho, segundo as informações disponíveis na página na internet do IPMA.
TSF\audio\2018\10\noticias\13\nuno_moreira_1_aviso_vermelho_tvi24_
Os distritos que entram em aviso vermelho mais cedo são os de Setúbal, Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro, com o aviso relativo a ventos fortes a vigorar a partir das 21h00 até às 03h00 de domingo, nos restantes distritos o aviso vigora a partir da meia-noite de sábado para domingo.
Setúbal, Lisboa, Leiria e Coimbra estão também sob aviso vermelho por agitação marítima a partir das 22h00 e até às 03h00 de domingo.
Num briefing feito ao final da manhã deste sábado, o IPMA adianta que o furacão Leslie já está a perder força e em fase de passagem para tempestade pós-tropical.
O furacão Leslie deverá atravessar o território de Portugal Continental entre as 19h00 de sábado (13 de outubro), e as 8h00 de domingo (dia 14), sendo que, de acordo com o IPMA, o pico da tempestade deverá ocorrer entre as 21h00 de sábado e as 4h00 de domingo.
O temporal vai trazer chuva forte e ventos que podem chegar aos 130 quilómetros/hora sendo que, alerta o IPMA, a previsão ainda não está fechada.
TSF\audio\2018\10\noticias\13\nuno_moreira_2_vento_e_agitacao_marima_tvi24_
O IPMA lembra que a passagem do Leslie está marcada por vento muito forte e precipitação e recorda a importância para que sejam seguidas as recomendações e indicações da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
A Proteção Civil já admitiu que a situação é complexa. Num ponto de situação feito ao início da tarde, o comandante Luís Belo Costa deixou alguns conselhos às populações: "tentar ao máximo evitar andar na rua" e "procurar alternativas seguras" adiantou o responsável da Proteção Civil.-
Por seu truno, a Câmara Municipal de Lisboa vai reunir com autarcas, Proteção Civil, Bombeiros e Polícia Municipal, prevendo-se um reforço de meios humanos e na limpeza das sarjetas.