Mais atividades e menos sedentarismo para que as crianças possam crescer saudáveis. São estas as principais recomendações da Organização Mundial de Saúde apresentadas esta quarta-feira.
Corpo do artigo
Crianças com idades entre dois e quatro anos não devem ter mais de uma hora de "tempo sedentário" por dia e crianças com menos de um ano não devem ser expostas a ecrã eletrónicos, disse a Organização Mundial de Saúde (OMS) esta quarta-feira na apresentação do relatório com as novas diretrizes aos Estados membros.
A agência das Nações Unidas, acrescenta que menores de 5 anos devem ser fisicamente ativos e dormir adequadamente para ajudar a desenvolver bons hábitos para a vida toda e prevenir a obesidade e outras doenças. O tempo sedentário inclui ver televisão ou vídeos e jogos de computador.
"Atividade física saudável, comportamento sedentário e hábitos de sono são estabelecidos no início da vida, proporcionando uma oportunidade para moldar hábitos desde a infância, até à idade adulta", recomendou a OMS nas diretrizes aos Estados membros.
A organização alerta também que crianças entre um e quatro anos devem passar pelo menos três horas em diversas atividades físicas ao longo do dia. Bebés com menos de um ano não devem ser expostas a qualquer tipo de ecrã eletrónico.
TSF\audio\2019\04\noticias\24\24_abril_2019_tsf_pais_e_filhos
A inatividade é o "principal fator de risco" para a mortalidade e aumento global de sobrepeso e obesidade, segundo a OMS. Num relatório de 2017 , a OMS informou que o número de crianças e adolescentes obesos em todo o mundo aumentou dez vezes, para 120 milhões nos últimos 40 anos, e que o aumento estava a acelerar nos países mais pobres.
O excesso de peso pode levar a doenças como diabetes, hipertensão e algumas formas de cancro
Mantenha-se Ativo
A primeira infância é um período de rápido desenvolvimento físico e cognitivo durante o qual hábitos são formados e rotinas de estilo de vida familiar são adaptáveis, segundo as conclusões vários estudos. "Comportamentos sedentários, seja em transporte motorizado, em vez de caminhar ou andar de bicicleta, sentado numa mesa na escola ou a ver televisão, são cada vez mais prevalentes e associados a problemas de saúde", disse a OMS.
O sono insuficiente em crianças tem sido associado ao aumento de obesidade, medida pelo índice de massa corporal. "Melhorar a atividade física, o comportamento sedentário e do tempo de sono das crianças contribuirá para a sua saúde física, reduzirá o risco de obesidade infantil e outras doenças, bem como melhorara a saúde mental e o bem-estar" pode ler-se no mesmo relatório.
LER MAIS:
- Os perigos da obesidade infantil
- Obesidade infantil. "Para ter sucesso vamos ter de taxar"