Com a descida das temperaturas, a Direção Geral de Saúde espera mais casos de gripe. Até agora, a época gripal tem decorrido como previsto.
Corpo do artigo
A Direção Geral de Saúde (DGS) prevê que, daqui por um mês, a atividade gripal seja residual, embora preveja um aumento pontual de casos entre quarta-feira e quinta-feira. São dois dias em que as temperaturas vão baixar consideravelmente.
Na conferência de imprensa de balanço da atividade gripal, Francisco George admitiu que a curva da gripe começa a cair. O diretor geral de saúde sublinha "a descida da intensidade da gripe em casos novos, aquilo a que chamamos a incidência".
Por causa do frio intenso, Francisco George pede uma atenção redobrada aos idosos que estejam em lares ou vivam sozinhos e deu ainda voz à recomendação feita na sexta-feira passada aos delegados regionais de saúde para reforçarem as visitas aos lares de idosos.
Já a subdiretora Graça Freitas fez um balanço "muito positivo" da vacinação contra o vírus da gripe. Foi administrado mais de um milhão de doses, mas o objetivo, sublinhou, "é ficar sem nenhuma dose de vacina".
Graça Freitas acrescentou que "restam, à data, cerca de 20 mil doses de vacinas que ainda têm 20 mil destinatários".