"Agora faço parte do mundo." Pai do primeiro satélite português já tem fibra ótica
O pai do primeiro satélite português avançou à TSF que já tem fibra ótica, meses depois de ter denunciado na rádio que ficou sem internet durante uma semana, por causa do mau tempo. A Altice anunciou que vai investir na capital de distrito no âmbito do projeto do Maciço Central.
Corpo do artigo
"É verdade, já tenho fibra ótica", contou o pai do primeiro satélite português à TSF, quase cinco meses depois de se ter queixado à rádio que tinha ficado uma semana sem internet por causa do mau tempo. O concelho da Guarda vai passar a ter uma cobertura de fibra ótica na ordem dos 70%, anunciou esta terça-feira a Altice Portugal em comunicado.
TSF\audio\2019\02\noticias\06\fernando_carvalho_rodrigues_fibra_otica
A empresa explica que um dos principais objetivos deste projeto é o de "reduzir assimetrias e contrariar a postura do mercado", apostando nos territórios do interior do país.
Na altura, em entrevista à TSF, Fernando Carvalho Rodrigues considerava "escandaloso" que a aldeia onde vive há cinco anos, habitada por duas dezenas de pessoas, não tenha fibra, mesmo estando a 12 quilómetros da cidade da Guarda.
"Metade da população de Casal de Cinza foi morta durante as invasões francesas para que os senhores em Lisboa fossem um país independente. Quantos mais é que tinham que morrer para eles porem cá fibra?", questionava.
A resposta chegou meses depois, inserida num projeto que tem como objetivo "cobrir a totalidade do país com rede de fibra ótica até 2020. A meta são 5,3 milhões de casas nos 308 concelhos e em mais de 27 mil locais, valores que tornarão Portugal no primeiro país da Europa a atingir 100% de cobertura de rede de fibra ótica", lê-se no comunicado da Altice.
Leitura também é aposta
Além da fibra ótica, também as "cabines de leitura" vão chegar ao distrito da Guarda e, em concreto, ao concelho de Mêda. Na povoação será instalada uma antiga cabina telefónica que servirá de "microbiblioteca" comunitária, para a qual serão doados livros que ficarão ao dispor de quem os quiser ler, numa lógica de partilha.
Leia mais:
- Da tecnologia de ponta ao isolamento. "Pai" do 1.º satélite português vive sem fibra