Para além de Português e Matemática, os alunos do 9º ano deveriam realizar um exame de Literacia Científica, defendeu hoje o Conselho Nacional de Educação (CNE).
Corpo do artigo
A proposta foi avançada durante uma conferência de imprensa do CNEpara apresentar um parecer sobre avaliação externa (provas finais e exames).
O presidente do CNE, David Justino, explicou que a nova prova no final do 3º ciclo de escolaridade (9º ano) seria "um teste que integra conhecimentos vários na área das ciências, com uma abordagem mais integrada dos conhecimentos".
Ouvido pela TSF, David Justino explicou que a prova de literacia científica deveria abarcar conhecimentos "que podem ir desde a geografia, às ciências naturais, às ciências da biologia e da geologia".
David Justino considera que o "estatuto que foi dado às provas de Português e de Matemática levou a um menor reconhecimento do papel dessas áreas".
O Conselho Nacional de Educação é contra o fim das provas do 4º ano mas David Justino diz que respeita a "decisão política" que foi tomada sobre esta matéria.
No entanto, David Justino pede que, se o governo pretende manter a decisão, "então que não seja criado um vazio da não existência de qualquer prova". Por isso, o presidente do CNE propõe a realização de "provas de aferição em substituição das provas de 4º ano".
O Conselho Nacional de Educação é um órgão independente, de consulta do Governo e da Assembleia da República, a quem compete emitir opiniões, pareceres e recomendações sobre as questões relativas à educação.