O prazo para a adaptação à lei que limita os produtos com altos teores de sal, açúcar e gorduras nas instalações do Serviço Nacional de Saúde termina amanhã.
Corpo do artigo
A Ordem dos Nutricionistas pediu à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) uma auditoria aos bares e cafetarias do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para verificar se cumprem as normas que proibem produtos com muito sal, açúcar e gorduras.
O prazo para adaptação à lei, publicada a 28 de dezembro de 2017, termina já este sábado, dia 30 de junho.
"A inspeção é essencial para verificarmos se existe, de facto, uma melhoria na oferta alimentar nos bares do SNS, conforme definido legalmente", afirma Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas.
Em comunicado, a Ordem dos Nutricionistas lembra que "produtos como doces, refrigerantes, salgados e refeições rápidas ou com molhos, entre outros, já não deverão integrar a oferta disponibilizada" nos hospitais e centros de saúde.
A alimentação é um dos principais fatores modificáveis que mais contribui para a mortalidade e morbilidade dos cidadãos", pelo que "a execução e monitorização destas medidas, que em si são bastante positivas, deverão ser consideradas uma prioridade, de modo a que a legislação surta efeitos concretos na melhoria da saúde da população a que serve", insiste a bastonária dos nutricionistas.
Já em setembro de 2016, o Governo tinha emitido um despacho a proibir este tipo de alimentos nas máquinas de venda automática, tendo a Ordem dos Nutricionistas solicitado também uma inspeção às mesmas. "Os resultados deverão ser conhecidos em breve", é garantido no comunicado.