A Polícia Judiciária confirmou à TSF a detenção do ex-administrador na Alemanha, a pedido das autoridades portuguesas.
Corpo do artigo
Paulo Lalanda de Castro, antigo responsável da Octapharma em Portugal, que na quarta-feira se demitiu na sequência da investigação relacionada com o negócio do plasma, foi detido na Alemanha, no âmbito da operação O Negativo.
O detido está a ser presente às autoridades judiciais alemãs, para ser validada a sua detenção e para que seja decidido se o ex-administrador será entregue às autoridades portuguesas.
A Polícia Judiciária, contactada pela TSF, explica que a detenção aconteceu a pedido das autoridades portuguesas, com as autoridades alemãs a cumprirem o mandado de detenção europeu.
PJ volta a fazer buscas no INEM
A Polícia Judiciária voltou às instalações do INEM em Lisboa. Em causa está um antigo dirigente do Gabinete de Logística e Operações, suspeito de ter favorecido uma empresa.
O antigo diretor de serviços do Instituto Nacional de Emergência Médica é suspeito de favorecimento de uma empresa, a Futurvida, com contratos ligados a aquisição material médico e prestação de serviços. Os contratos são referentes a material médico para equipar ambulâncias.
Os inspetores da Polícia Judiciária estão também a fazer buscas a empresas e residências.
Na terça-feira, Luís Cunha Ribeiro, antigo presidente do INEM e da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, foi detido por suspeitas de corrupção numa investigação relacionada com a distribuição de plasma para hospitais públicos