Código da Estrada obriga utilizadores de trotinetes elétricas a usar o capacete e não podem circular nem estacionar nos passeios
Corpo do artigo
A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai fiscalizar os utilizadores de trotinetes a motor, bicicletas com e sem motor e veículos equiparados em Lisboa até domingo.
O Código da Estrada equipara as trotinetes a motor a velocípedes, e por isso os seus utilizadores que não utilizem iluminação e refletores adequados, usem o telemóvel durante a condução, conduzam sob efeito do álcool ou em velocidade excessiva incorrem em multas.
Além disso são obrigados a usar o capacete, só podem transportar uma pessoa e circular em ruas e ciclovias, não podem fazer "cavalinhos" (levantar a roda da frente ou de trás no arranque ou em circulação), conduzir com as mãos fora do guiador, ou fazer-se rebocar.
Estão ainda proibidas de estacionar em passeios destinados à circulação de peões, rampas de serviço e paragens de transportes públicos.
As multas para quem não cumpre estas regras, tipificadas no Código da Estrada, podem chegar aos 300 euros.
O objetivo desta ação preventiva, escreve a PSP em comunicado enviado às redações, é diminuir as infrações e, consequentemente, a redução no número de acidentes rodoviários.
Segundo a PSP até outubro registaram-se 19 acidentes com trotinetes, o dobro de todo o ano passado.
LER MAIS:
Seguro obrigatório e circulação em ciclovias. Prevenção Rodoviária quer regular trotinetes elétricas
Trotinetas elétricas em Lisboa vão ter manual de regras e boas práticas
Trotinetes elétricas usadas em Portugal retiradas das ruas nos EUA
Já sabe como usar as bicicletas partilhadas de Lisboa?
Vai passar a haver incentivos para o uso de bicicletas elétricas