Basta mergulhar o aparelho na sopa, no pão, no bife. Se acender a luz vermelha é porque o teor de sal é mau para a saúde. Para já, chama-se Sal Quanti.
Corpo do artigo
É um medidor de sal, uma espécie de caneta com um semáforo incorporado, inventado pela Universidade do Porto. O aparelho mede o teor de sal nos alimentos e nas refeições e avisa quando está acima do valor recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
Num país onde 40% da população é hipertensa o aparelho é, ao mesmo tempo, uma ferramenta de saúde pública. O desafio partiu por isso da Direção-Geral da Saúde que também financiou a investigação e o primeiro protótipo. A patente já está registada.
A Universidade do Porto juntou esforços de vários departamentos, mecânica, eletrónica, engenharia. Carla Gonçalves, da Faculdade de Nutrição liderou o projeto. "Cabe na palma da mão e ainda pode ser miniaturizado. Tem o aspeto de uma caneta, pode ser mergulhado no pão ou na refeição e se o teor de sal for acima do recomendado, então acende a luz vermelha. Se estiver dentro dos parâmetros acende a luz verde".
Até agora, só é possível saber se um estabelecimento ou uma cantina cumpre o nível de sal adequado fazendo uma recolha de amostras. É depois enviada para um laboratório que há de dar o resultado. O processo, além de demorado, é necessariamente caro.
"Era muito importante podermos dispor de um instrumento rigoroso, simples e fácil de utilizar", diz Carla Gonçalves. O medidor de sal destina-se por agora a cantinas e empresas que servem um grande número de refeições. E é em refeitórios públicos que vão ser testados os primeiros 20 protótipos.
Falta agora encontrar quem produza o aparelho em larga escala e, quem sabe, um dia destes ainda pode ser acessível ao consumidor.
Para já, Pedro Graça, diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, está entusiasmado. "Estamos a consumir em excesso uma coisa que é terrível para a nossa saúde. As pessoas não fazem a mínima ideia do impacto que o sal tem, imediatamente, no nosso organismo. Se o vinho cheirar a rolha vai logo para trás, mas se a sopa estiver salgada pensa-se que o cozinheiro se descuidou nesse dia."