
© Alexandrina Guerreiro/TSF
Ex-primeiro ministro assistiu à entrevista do juiz na televisão e não tem dúvidas: quando Carlos Alexandre disse que não tem dinheiro em contas de amigos, estava a referir-se ao processo.
Sócrates não viu a entrevista toda, mas o que viu chegou-lhe para tirar conclusões. Carlos Alexandre fez uma insinuação gravíssima quando se referiu à sua situação financeira para dizer que "não tenho dinheiro em contas de amigos". Para o principal arguido na Operação Marquês trata-se de uma "insinuação covarde e torpe".
O ex-primeiro ministro admite que deu entrada no Tribunal da Relação com um pedido de escusa do juiz por considerar que ele faltou aos seus deveres. Vai mais longe e acusa Carlos Alexandre de ter feito um juízo de culpabilidade, algo que a lei o proíbe de fazer.
Em entrevista à TSF, José Sócrates diz que o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa foi parcial. Leia aqui.
Contactado pela TSF, o juiz Carlos Alexandre diz que não faz comentários às declarações de José Sócrates.
Sobre as críticas deixadas por José Sócrates à atuação do juiz, a TSF ouviu a Presidente da Associação Sindical de Juízes. Manuela Paupério reconhece que a escolha de palavras de Carlos Alexandre "não foi feliz", mas afirma também acreditar que o juiz não falou de casos concretos.
Pode ouvir, na íntegra, a entrevista do antigo primeiro-ministro clicando aqui.